sábado, 29 de agosto de 2015

[Resenha] O Menino do Pijama Listrado - John Boyner

 Duas crianças, duas vidas diferentes, dois lados da cerca e uma amizade implacável 

LIVRO: O menino do pijama listrado
AUTOR (a): John Boyne
TRADUÇÃO: Augusto Pacheco Calil
EDITORA: Cia. Das letras
PÁGINAS: 186 p.
CLASSIFICAÇÃO: 5 de 5
SINOPSE: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.


Uma doce e encantadora história, onde a amizade fala mais alto do que a aparecia ou religião. Duas crianças com a mesma idade e inocência, sem saber o que acontecia ao seu redor. O mundo estava em guerra e lutavam com armas de fogo e bombas, onde muitas pessoas acabaram morrendo. Mas o que importava para essas duas crianças era algo que os uniam de uma forma inexplicável, mas ao mesmo tempo algo os separavam, uma cerca.

John Boyne conta a historia de um garoto chamado Bruno, que tem sua vida mudada de uma hora para outra. Seu pai é saldado que terá que se mudar de Berlin onde levará sua família junto, isso tudo ocorre em plena Segunda Guerra Mundial, Bruno terá que se despedir de seus amigos Karl, Daniel e Martin, e sua avó não aceita a ideia deles de se mudarem.


No seu quarto há uma janela com uma paisagem misteriosa, que faz com que ele vá explorar por trás da casa, descobrindo assim uma cerca e dentro da cerca encontra um menino chamado Shmuel. O menino tem a mesma idade que ele, duas crianças com realidades bem diferentes, surgindo assim uma bela e dolorosa amizade. Grandes aventuras Bruno vai passar com essa nova amizade.

A inocência dos dois é o que mais mexe com o leitor, uma história simples mais ao mesmo tempo avassaladora, que emociona qualquer leitor, tanto na forma em que foi escrita quanto aos acontecimentos, dilemas e situações vividas entre essas duas crianças. É a prova de que amizades verdadeiras existem independente do local, da religião e da situação.

Uma historia que vêm encantando muitas pessoas. Surpreendente, inovador, misterioso com um enredo inesquecível, que vai fazer com que muita pessoas reflitam sobre o que aconteceu em plena Guerra e que poderia ter acontecido com qualquer um que estivesse passando por está situação.


Conheça outras obras do autor:










ACOMPANHE O BLOG



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...