segunda-feira, 20 de junho de 2016

Resenha - O Morro dos Ventos Uivantes/ Emily Brontë

Amor e vingança que ultrapassa gerações e fica mais forte 





LIVRO: O morro dos ventos uivantes
AUTOR (A): Emily Brontë
EDITORA: Lua de papel
TRADUÇÃO: Ana Maria Chaves
PÁGINAS: 292 p.


     Um romance mais complicado de entender que já li. A linguagem também é bem interessante, pois nunca tinha lido um livro com uma linguagem coloquial, me proporcionando assim uma experiência literária muito interessante. Um amor intenso e complicado, uma vingança que ultrapassa gerações e torna mais intenso a cada época.
    A maior parte da história é narrada em primeira pessoa pelo o Sr. Lockwood e por Nelly. O novo inquilino da fazenda TrushCross Grange, da propriedade do Sr. Heathcliff, é o Sr. Lockwood. O mesmo vai visitar o senhorio no Morro dos Ventos Uivantes, chagando lá ele encontra uma moça, um rapaz e o Sr.Heathcliff. Aumentando ainda mais a curiosidade sobre essa família estranha, ele tenta entender a ligação entre eles e entende de maneira errada, o que complica ainda mais.
    Ele vai persuadir com a governanta, Nelly, para que ela que lhe conte mais sobre estas pessoas. A história é retroagida para a época em que Heathcliff era um menino, onde o Sr. Earnshaw havia o trazido para casa, pois o tinha encontrado na rua. O mesmo já tem dois filhos, Hindley e Catharine que é da mesma idade de Heathcliff. O favorecimento de Heathcliff pelo o seu pai de criação na casa deixa Hindley furioso, todos acham o novo morador muito estranho menos Catharine que o adora.
    Com a morte do Sr. EarnshawHindley se volta contra o seu irmão de criação onde o impede sua criação e trata como um trabalhador braçal.Odiando a amizade de Catharine e Heathclifffaz de tudo para erguer uma barreira entre os dois. Ele tenta com que Catharine se dê bem os Lintons – uma família rica e respeitada que vive na fazenda Thrush Cross – o filho dos Lintons, Edgar, se apaixona por Catharine, gerando assim um ciúme de Heathcliff, com muito pesar tolera á distancia entre eles.
   Com o passar dos dias Catharine é pedida em casamento por Edgar e ela aceita, Heathcliff escuta uma conversa de Catharine com Nelly que deixa muito triste e decepcionado, ele acaba fugindo do morro dos ventos uivantes e deixa sua amada triste com a sua partida.
    Após um bom tempo longe Heathcliff retorna ao morro, mas agora como um cavalheiro e tão desejável como Edgar, começa assim um dilema emocional de Catharine, pois ele quer os dois em sua vida. Nunca conseguindo sair desse conflito emocional ele dá a luz a uma menina e acaba tendo uma fatalidade.
   Começa assim uma guerra entre duas famílias que se odeiam, a vingança que vai marcar gerações e muitos conflitos eles terão de enfrentar. 
   O livro é considerado um dos maiores clássicos da literatura mundial e o único escrito por Emily Brontë, publicado em 1847 sob o pseudônimo de Ellis Bell, a autora morreu um ano depois de tuberculose aos 30 anos, a autora cria um mundo próprio passando pelo o sobrenatural para escrever a mais trágicas e românticas historia da literatura inglesa. 

SINOPSE:

Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy.

O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.


ACOMPANHE O BLOG
FACEBOOK*INTAGRAM*TWITTER




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...