quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Resenha - Água para Elefantes/ Sara Gruen

UM HOMEM QUE PERDEU TUDO NA VIDA E ENCONTRA UMA VIDA CHEIA DE ESPETÁCULOS



LIVRO: Água Para Elefantes
AUTOR: Sara Gruen
EDITORA: Arqueiro
TRADUÇÃO: Anna Olga de Barros Barreto
PÁGINAS: 271 p.
CLASSIFICAÇÃO: 4 de 5

       Com a leitura desse livro somos colocados no universo do circo, uma viagem cheia de detalhes que faz com que nós leitores pensarmos que estamos, literalmente, dentro do circo. A escrita da autora é rica em detalhes e personagens inesquecíveis, e sem falar em uma protagonista que é raro encontramos em outros livros, já sabe quem é? é claro que seria ela, uma elefanta.
     O livro é narrado em dois tempos, o atual que é contado por um senhor de 93 anos que está em um asilo e que não suporta como sua vida acabou se tornando, e durante esta narração trechos da época quando tinha apenas 20 anos é contado também por ele. Duas épocas totalmente diferentes e contada por uma única pessoa. Ele guarda um segredo que nunca contou pra ninguém e está disposto a contar e se libertar desse segredo.
     No livro a história que é contada é de Jacob Jankowski, ele está terminando a faculdade de veterinária, só faltam as provas finais, até que uma tragédia muda totalmente sua vida. Seus pais morrem em um acidente de carro, ele por ser filho único fica sozinho e não tem mais a quem pedir ajuda, a casa que era dos pais foi tomada pelo o banco. Ele agora está sem casa, sem família e sem dinheiro.
      Sem ter mais nada que lhe prenda em sua cidade natal, decide sair andando sem rumo, até ouvir um barulho de trem e sem pensar duas vezes acaba pulando nele. Pensando que entrou em um trem qualquer, ele acabou encontrando uma coisa que jamais passou na sua cabeça que poderia encontrar, ele entrou no trem em movimento do Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
     Depois de muitas questões sem saber se ele iria ficar no circo ou não, ele acaba sendo contratado para cuidar dos animais. O circo acaba sendo a sua nova casa, lá em se apaixona duas vezes. Paixões essas que terão muitas confusões. A sua primeira paixão é por Marlena, uma mulher muito atraente e esposa de August, o chefe do setor dos animais, ela também faz parte da atração principal do circo junto com seus cavalos.
     Jacob percebe algo diferente em August, pois uma hora ele parece ser um homem muito educado e gentil e em outra hora ele é uma das piores pessoas de se conviver, é agressivo e muito violento. Sabendo de tudo isso sua situação fica ainda pior em relação ao seu amor por Marlena. E a sua segunda paixão é por um animal que foi comprado para ser a salvação do circo, a elefanta Rosie.
      Ela é um elefante aparentemente muito burra até Jacob descobrir o seu problema ou até mesmo a sua solução. A partir dai Rosie se torna a criatura mais encantadora do circo, e ser um animal mais fiel que qualquer pessoal e leitor possa imaginar e acabamos presenciando a sua lealdade.
      No circo ele descobre muitas coisas neste universo que encanta muito espectadores. As amizades que serão construídas lá são de fundamental importância para suportar os dias difíceis que ele enfrentará, apesar que essas amizades não terão um final tão bom.
O final deste livro é surpreendente e nos faz gostar ainda mais de Rosie. É um livro para quem não conhece e quer conhecer melhor o universo do circo, saber melhor seus encantos e desencantos e sobre o amor que pode surgir enquanto você menos espera e os complicados caminhos que o amor nos faz caminhar.

SINOPSE:

     Desde que perdeu a esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercada por senhoras simpáticas e fantasmas do passado. Durante 70 anos ele guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
      Aos 23 anos, Jacob era estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter par onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador de Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
     Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofre nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.

    Água para elefantes é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.]

ACOMPANHE O BLOG
FACEBOOK*INSTAGRAM*TWITTTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...