segunda-feira, 7 de agosto de 2017

[Resenha] Antes Que Eu Vá, Lauren Oliver


LIVRO: Antes que eu vá
AUTOR: Lauren Oliver
TRADUÇÃO: Rita Sussekind
EDITORA: Intrínseca
GÊNERO: Drama
PÁGINAS: 294 p.
CLASSIFICAÇÃO: 3 de 5
SINOPSE: Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as consequências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.




Um livro que nos faz pensar em como seria reviver o mesmo dia 7 vezes, isso mesmo, parece loucura, mas vou confessar que deve ser muito perturbador e ao mesmo tempo reflexivo.

Na história, vamos conhecer Samatha Kingston, uma adolescente que está no ensino médio, ela e suas amigas - Lindsay, Ally e Elody - são bem populares. Samantha tem uma vida que todos consideram perfeita, é popular, tem um namorado admirado por todas as meninas da sua escola, vai as melhores festas e tem as melhores amigas. Só que em uma noite isso muda tudo.

O dia de Samantha começa igual aos outros, acorda, se arruma para ir a escola, pega uma carona com Lindsay e encontra as outras meninas para irem para a escola, todas animadas e brincando. Lá é o dia de Cupido, 12 de fevereiro, onde as meninas ganham flores dos seus admiradores e a que ganham mais é a mais popular. Há noite elas vão para uma festa da casa de Kent, tudo parece normal. Elas praticam bulling com Juliet, momento desagradável devo confessar, mas que vai mudar a vida de Samantha nos dias que se seguem.

Com o passar do mesmo dia, Samantha vai mudando suas atitudes e dando valor a pequenas coisas do seu dia a dia, pena que seja tarde demais. As pessoas ao seu redor continuam as mesmas, mas há algo dentro dela que vai se modificando e fazendo que os outros também mudem, por pouco que seja. Com isso, ela vai tentando desvendar o quebra-cabeça que sua vida acabou se tornando. 

Com o decorrer da leitura do livro, vamos acompanhando as mudanças da personagem, os outros personagens que no começo era apenas algo suplerfo, mas que vai mostrando o seu valor no decorrer da narrativa, esse personagem é o Kent, um menino simples, de alma pura e que faz com que nos apaixonamos por ele. Suas amigas, cada tem seu problema pessoal e atitudes diferentes, mas Lindsay é a que mais se destaca entre elas apesar de algumas atitudes e comportamentos idiotas.

Sem falar que o final foi surpreendente, pois eu achava que depois de tudo que ela veio passando, as mudanças de comportamento, de atitudes inesperadas e de, finalmente, entender o seu propósito, achava que ela teria uma nova chance.

O livro é narrado por Samantha em primeira pessoa, uma leitura que prende o leitor do começo ao fim, e nos faz questionar sobre nossas atitudes e o tempo das coisas. E nos mostra também o valor de pequenas coisas. Um livro que vale a pena ser lido, Laura Oliver é uma bela contadora de histórias, sua narrativa é simples, mas cativante. 



ACOMPANHE O BLOG




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...