sexta-feira, 20 de outubro de 2017

[Conversando com Escritores] Bárbara Machado #Entrevista

Bárbara Machado é publicitária e escritora do livro “Antes de Casar” que foi publicado em 2016 pela própria autora. Antes de Casar é um livro que demorou cerca de três anos para ser concluído, onde demandou muita insistência, foco e garra de Bárbara para ser lançado. A protagonista principal da história é espelhada na própria autora, no mundo a sua volta e nas pessoas que a cercam. Uma autora que não se abalou com a falta de incentivo de editoras e que, sem dúvidas, se mostrou capaz de lutar por aquilo que quer.

O que eu achei mais legal da entrevista foi o relato dela em contar como foi encontrar o final do seu livro. Apesar de vários imprevistos perto do lançamento, muita coisa boa ainda estava por vir. Hoje, o livro vendeu mais que o dobro do esperado e em breve terá versão em E-book.

Confira a baixo a entrevista completa.

1. O que te motivou publicar um livro por conta própria? E quais foram os desafios inicialmente?
Ser escritora sempre foi um objetivo em minha vida. Quando resolvi me dedicar a escrever um romance do começo ao fim e publicá-lo, decidi que o faria de qualquer jeito. Tentei com diversas editoras, mas a única que demonstrou interesse na publicação cobrava R$ 18 mil e não parecia nada promissora. Tentei também a lei de incentivo à cultura da minha cidade, mas o projeto foi misteriosamente desclassificado por um erro na documentação entregue (que eu tenho absoluta certeza que não existiu).
Perdi muito tempo buscando uma forma de publicação, até porque não queria em formato digital – sempre fui uma garota do papel – e parte do meu sonho era realizar um evento de lançamento. Desisti de contar com editoras e comecei a me preparar para publicar de forma independente. Como sou publicitária e tenho experiência com eventos, foi menos complicado do que seria para outra pessoa que não é da área, eu mesma consegui fechar os detalhes técnicos que faltavam, organizei todo o evento de lançamento e depois de um bocado de suor, realizei meu sonho sozinha.
2. A capa do livro remete uma mulher que se vê casando, mas na realidade ela está vestida com roupas normais. O que você quis mostrar apenas pela capa? Já que é a primeira coisa que um leitor visa.
A ideia da capa surgiu em uma conversa com minha mãe, ela sugeriu algo bem parecido com o que temos hoje. A cena mostra Catarina se olhando no espelho e vendo seu próprio reflexo como uma noiva, mas não uma noiva feliz e realizada, como ela um dia esperava. A noiva do reflexo apresenta o casamento com olhos ameaçadores e um par de algemas que simboliza a prisão que o matrimônio com a pessoa errada ou no momento errado pode tornar sua vida. Achei a imagem da capa tão forte e tão simbólica que ela acabou se tornando uma cena da história.
3. O livro fala de uma protagonista que está em busca do autoconhecimento. Qual foi sua inspiração para escrever algo que muitas pessoas passam, por mais que ninguém saiba?
A inspiração veio de mim, do momento que eu estava vivendo, e das pessoas ao meu redor. Tive vários relacionamentos que não eram certos para mim, mas tive sorte porque costumava perceber isso rapidamente e terminava antes que aquilo virasse algo negativo em minha vida. É claro que nem sempre consegui ver as coisas com clareza e permaneci tempo demais em relacionamentos fadados ao fracasso. Muita gente passa por isso e senti que precisava falar sobre o assunto.
4. Muitos escritores colocam sua personalidade nos protagonistas da história em que estão escrevendo. Qual a semelhança entre você e Catarina?
Sabe aquela história de que escritores de primeira viagem escrevem sobre o que conhecem? No meu caso, é a pura verdade! Catarina é muito parecida comigo. Assim como ela, sou nerd, super organizada, amo dançar e tomar uma cerveja com meus amigos. Já até me aventurei em algumas partidas de paintball, haha! Mas tem um pouquinho de mim em todos os personagens de Antes de Casar, assim como pedacinhos de amigos e pessoas que conheci ao longo da minha vida.
5. A publicação do livro aconteceu da forma que você esperava, atingiu as suas expectativas?
Sim. O evento de lançamento foi um sucesso, incrivelmente especial, mesmo com os imprevistos que aconteceram na véspera. A cafeteria que ia receber o evento teve um problema e fechou, faltando uma semana para o lançamento. Tive também vários problemas com a gráfica, que atrasou a entrega dos livros em mais de um mês. Rolou muito trabalho e estresse, mas no final das contas o Guanaaní Hostel, um hostel lindo em que minha amiga e leitora-beta trabalha, me recebeu para o lançamento. Muita gente compareceu, e vendemos mais do que o dobro de livros que se costuma vender em lançamentos em Vitória/ES. Foi no mesmo dia do meu aniversário, teve até bolo de Antes de Casar, e posso dizer que foi o melhor presente que eu poderia ter ganhado.
Sigo vendendo exemplares até hoje, pessoalmente, em eventos literários para os quais sou convidada, e na loja virtual. Os leitores e a galera dos canais literários são grandes parceiros nessa jornada. Os exemplares físicos já estão acabando, em breve teremos Antes de Casar na versão e-book!
6. Quanto tempo você levou planejando o livro e como você se organizou para escrevê-lo?
Antes de Casar foi um projeto diferente da maioria. Não planejei como começaria ou terminaria, ele meio que fluiu naturalmente. Mesmo assim, exigiu muita organização, até porque sou bem chatinha e perfeccionista. Tenho um caderno e vários arquivos de Word com anotações sobre a história e os personagens, resumos de capítulos, referências e linha do tempo, para garantir que a narrativa ficasse livre de todo tipo de erro que cometemos ao escrever. Imprimi diversas versões para ler e revisar gramática e conteúdo, e contei com quatro leitores-beta de idades e perfis diferentes para leitura crítica de Antes de Casar. No final das contas, foram três anos de processo.
7. Você sempre soube como Antes de casar iria terminar?
Vish! Eu não fazia ideia! Hahaha! Comecei a escrever por uma necessidade de falar sobre Catarina e o que ela viveu, mas não sabia aonde chegaria. Normalmente planejo tudo até o final, mas Antes de Casar realmente foi tomando vida por si só. Foi em uma noite enquanto dava uns agarros no meu namorado, de repente, que parei de beijá-lo e falei: “Já sei o final de Antes de Casar”. Até hoje ele se gaba de que foi minha inspiração, hahaha!
8. Você pretende escrever outros livros? O que podemos esperar?
Sim! Muitos e muitos livros! Gosto de escrever em diversos gêneros, e já tenho muitas ideias novas, como uma série de fantasia e outro projeto que será o próximo lançamento. A série de fantasia me deixou muito empolgada, mas levarei um tempo desenvolvendo tudo, criar um universo e planejar mais de um livro demanda bastante pesquisa e planejamento. Para o projeto mais atual, estou fazendo aulas de piano clássico e teoria musical como estudo. É algo diferente de tudo o que já escrevi, mas estou gostando muito. Espero lançar esse livro no ano que vem e contar com todos os meus queridos leitores para continuarem me apoiando.
Desde já, quero agradecer a Bárbara pela a entrevista e desejo muito sucesso na carreira de escritora, que sejamos abençoados por várias histórias e livros publicados que viram a surgir. 

Para saber mais da autora e quem quiser adquirir o livro é só clicar aqui

ACOMPANHE O BLOG

 




2 comentários:

  1. Obrigada pela oportunidade, Mayara! O apoio de vocês a nós, escritores nacionais, é fundamental nessa jornada pela literatura, sobretudo independente. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem agradeço pelo desempenho de nos responder, você tem todo o nosso apoio na publicação de novos livros.
      Continue escrevendo sempre!
      Bjs!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...