quarta-feira, 8 de junho de 2016

[Resenha] Quem é você, Alasca? - John Green

A adolescência, a descoberta e o amadurecimento de um jovem na busca de um grande Talvez


LIVRO: Quem é Você, Alasca?
AUTOR: John Green
TRADUÇÃO: Edmundo Barreiros
EDITORA: Intrínseca
PÁGINAS: 188 p.
CLASSIFICAÇÃO: 3 de 5
SINOPSE: Miles Halter leva uma vida sem graça e sem muitas emoções na Flórida. O garoto tem um gosto peculiar: memorizar as últimas palavras de grandes personalidades da história, e uma dessas personalidades, François Rabelais, um escritor do século XV, disse no leito de morte que ia em busca de um Grande Talvez. Para não ter que esperar o próprio fim para encontrar seu Grande Talvez, Miles decide fazer as malas e partir. Ele vai para um internato no ensolarado Alabama, onde conhece Alasca Young. Ela tem em seu livro preferido, O general em seu labirinto, de Gabriel García Márquez, a pergunta para a qual busca incessantemente uma resposta: Como vou sair desse labirinto? Miles se apaixona por Alasca, mesmo sem entendê-la, e o impacto da garota em sua vida é indelével.



Este foi o primeiro livro escrito por John Green, o autor ficou mundialmente conhecido com o sucesso do livro “A culpa é das estrelas” que teve a adaptação cinematográfica em 2014. Ao total são seis livros escritos, um deles é “Cidadesde papel”, adorado pelo o público jovem, e teve também adaptação cinematográfica.

O livro é dividido em duas partes o antes e o depois. Há um acontecimento que muda a vida de Miles Halter totalmente, à história começa a ser contando 136 dias antes. Miles, protagonista principal, está se despedindo da família e da Flórida para ir ao um colégio interno no Alabama. Não há nada que o prenda em sua vida, nenhum amigo, nenhuma lembrança de uma noite de diversão, bebedeira e muitas loucuras que a maioria dos adolescentes fazem.



Ele é apaixonado por últimas palavras, isso explica sua paixão por biografias. Ele está em busca do seu grande talvez e por isso decidiu, em seu último ano do ensino médio, ir para um colégio interno onde está indo em busca de diversão, garotas e amigos. No começo a sua adaptação foi bem difícil pelas pessoas que lá já moravam e por ser um lugar diferente do que está acostumado a conviver.

Um adolescente se dando a chance de um novo futuro com as dificuldades da aceitação e Miles vê que essa pode ser a sua última de ser jovem e feliz. Chegando lá, ele participa de trotes escolares, faz amigos incomuns, tem suas noites regadas à bebidas e cigarros, e depois que conhece uma menina chamada Alasca tem sua vida mudado e encontrado a razão de sua existência.

Um livro dramático e doloroso, o autor relata com verdade o que acontece com os adolescentes que usam drogas, álcool e sexo. Não que seja algo que todos os jovens façam, mas achei algo que o autor errou um pouco, onde o mesmo descreve as escolhas como se fossem normais.

Uma amiga minha foi quem me indicaram ler esse livro falando que ele era perfeito e que eu iria chorar muito – pois gosto de livros que me fazem chorar – e que era o melhor de todos que o autor já escreveu. No entanto, comecei a ler e sempre esperava por alguma coisa a cada capítulo, mas quando chegou o grande acontecimento, muitos não acreditavam que aquilo estivesse acontecido, eu não fiquei surpresa e nem emocionada. Não chorei no livro e não se tornou um dos meus favoritos.


O livro trás uma discussão bastante importante na vida dos adolescentes, há uma poesia no livro e falta algo que eu não sei explicar o que é, não me entendam mal. Uma narrativa com assuntos polêmicos, mas que traz uma grande discurssão por trás. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...